sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os silêncios de Palomar.













O objectivo é ilustrar o trecho, em baixo, de Italo Calvino c/desenho mono-cromático.

"Palomar, pensando na sua própria morte, pensa já na morte dos últimos sobreviventes da espécie humana ou dos seus derivados ou herdeiros: no globo terrestre, devastado e deserto, desembarcam os exploradores de outra galáxia, decifram os traços registados nos hieróglifos das pirâmides e nas fichas perfuradas de velhas calculadoras electrónicas; a memória do género humano renasce das cinzas e espalha-se pelas zonas habitadas do universo".

"Os silêncios de Palomar", de Ítalo Calvino

Serra D'El Rei


















Esboço aguarelado. Paço de D. Pedro I, em Serra D'El Rei. Nesta pequena vila, há bonitos locais para desenhar.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Indian Summer - the saxophonist


















Acrílico c/pasta de modelar sobre tela.
O fundo é claro e a figura - escura - fecha-se num gesto de esforço sobre o instrumento.
 

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Parque Qta da Alagoa















O pavão-azul, natural do Sul da Índia, é uma das mais sumptuosas aves que eu conheço; o peito de um azul inacreditável, a cauda longa e imponente, quando armada em leque, ostenta verdadeiras obras de arte, onde predominam os azuis, verdes, aureolados de ouro e prata. Aproveitei para fotografar o bicho enquanto ele se "pavoneava".

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A força da imagem
























Grafismo: Stefano Mazzotta

"A nossa época é horrível porque já não cremos - e não cremos ainda. O passado desapareceu, de futuro nem alicerces existem. E aqui estamos nós, entre ruínas à espera..."

Raul Brandão, Memórias

Influenciar, provocar, fomentar... confesso que esta imagem e as palavras de Raul Brandão, conseguiram induzir-me a ir ao Teatro Maria Matos assistir à peça "A Philosophia do Gabiru".

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

USketchers da Rua Augusta nas Belas Artes













A Exposição reúne os desenhos feitos no Encontro da Rua Augusta e mostra grande variedade de respostas de sketchers diferentes. A função comum era desenhar, em Diários Gráficos, e isso todos fizeram. A Exposição está linda, e as desigualdades dos suportes e dos desenhos, valorizam o conjunto. Encontrei muita gente conhecida destas aventuras, professores e até amigos. Num canto de uma revista comecei por fazer um pequeno esboço, que completei em casa e juntei ao Diário Gráfico.

Exposição Colectiva Sta Isabel
















Continuar a trabalhar com este grupo de artistas plásticos e aproveitar oportunidades para expor novos trabalhos, são alguns dos meus objectivos. Tenho 3 trabalhos nesta Exposição. Participam também a Carolina, a Cecília, a Inês e a Jolanta. Fotos da Carolina Quirino.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Capela inacabada de St Estevão














A ideia era criar um contraste forte entre o azul do Céu e o branco das paredes, ficou meia página por acabar. Vou ter de regressar e corrigir a perspectiva, se bem que esta capela é de uma simplicidade desconfortável e desconcertante.