sexta-feira, 28 de maio de 2010

Praia Cova de Alfarroba



Sábado passado esteve um dia de praia excelente. Sentado à sombra dos canaviais, tentei captar um "ar de Verão". A àgua estava gelada...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Esboço autografado pelo Vinicius














Enquanto o "Rock in Rio" agitava Lisboa, Vinícius de Cantuária, dava um concerto muito intimista no C.C. das Caldas da Rainha. Na penumbra da sala, tentei captar os traços principais, dei um pouco de côr em casa. O músico, simpático, autografou com dedicatória... e foi dizendo que gostou. Eu e os meus amigos também gostamos. Musicas bonitas interpretadas por um mestre.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Casa vermelha tijolo


















Uma hora de almoço, dá para comer sem pressas... e fazer um esboço sem grandes cuidados, para colorir mais tarde. Esta casa fica no Largo de S. Sebastião da Pedreira, junto à Igreja.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Há mar e mar...














Gosto dos azuis da Isabel Teixeira. Estas ondas fazem lembrar um final de tarde com a praia já quase deserta, e pouca vontade de voltar para casa. Oleo sobre tela.

Sem pressa, na Sertã















Céu azul foi pintado,  a avó com as suas canadianas foi desenhada e recortada, desenhei também algumas folhas - para compor o jardim - a casa, a cabra e os arbustos são recortes de jornais.
À falta de pessoas, os diálogos com plantas e animais surgem naturalmente.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Casa Verde

Estudo para aguarela. Esta casa fica na vila da Atouguia da baleia, frente à Igreja de S. Leonardo e ao pelourinho. De côr Verde Esmeralda, toda coberta de azulejo. As janelas, grandes e bem emolduradas em pedra.

Casa amarela


Pesquisa de paisagem para aguarela. Enquadramento captado na Serra D'El Rei, vila próxima de Óbidos.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jazz em papel de embrulho (1)

Continua a minha pesquisa de reutilização de papel degradado para desenhos "obscuros". Neste caso, desenhei sobre papel grosso de embrulho. O papel amarrotado e com alguns rasgões, ajuda a encontrar linhas e formas.

domingo, 9 de maio de 2010

Invasão de camisolas no Café S. Jorge

Quando entrei no Café S. Jorge, a azáfama era grande. Vestiam camisolas do Benfica nas cadeiras. Faltavam ainda duas horas para a decisão do Campeonato, mas os benfiquistas preparavam a festa. Como adepto independente, e habituado a desilusões, na altura pensei que dá azar festejar vitórias antes de tempo... agora, sei que neste caso não houve surpresas.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mistura de situações

No diário gráfico acontecem misturas estranhas. Raramente aproveito as páginas "casadas" para desenhos de "costa a costa". Para mim, o vinco central que separa as páginas funciona como uma barreira.

terça-feira, 4 de maio de 2010

À espera da hora


















Por vezes encontro excelentes modelos para os meus esboços do diario gráfico. Aqui estão dois exemplos. Ficaram na mesma posição durante muito tempo. A primeira, no comboio para Cascais, não parou de falar ao telemóvel . A segunda, olhar longínquo, queixo apoiado na mão, sem largar um velho guarda-chuva e de chapeu na cabeça (Sala de espera Hospital de Castelo branco).

domingo, 2 de maio de 2010

Quiosque da Sertã



Este fim de semana decorreu o VII Encontro Urban Sketchers em Lisboa. O tema central eram os Quiosques... deve ter sido giro. Como passei o fim de semana na Sertã (Castelo Branco), decidi desenhar um quiosque... mas descobri que nesta vila não há quiosques. Para me vingar, desenhei um coreto, que foi o que encontrei de mais parecido.