quarta-feira, 31 de março de 2010

Casa da Latadinha

Esta casa sempre teve um certo encanto para mim. Fica isolada no fundo de uma encosta à beira de um ribeiro. Tem janelas minúsculas, diria frestas. Tem duas entradas. Serviu de curral para pequenos rebanhos de cabras, bois e burros; abrigo para pessoas em horas de maior calor ou grandes chuvadas. Aqui se guardavam provisóriamente as maçarocas de milho depois das colheitas. Resistiu a um grande incêndio no final dos anos 90. Entretanto, as pessoas foram partindo, a casa acabou por ficar isolada e esquecida. Fica no lugar de Sorvel Fundeiro, perto da Sertã, na Beira Baixa.  

terça-feira, 23 de março de 2010

Lar de Idosos

Há mais de 20 anos que não ia a um lar de idosos. Nessa altura, a paciência e a doçura com que a minha Avó esperava... transtornavam-me. Nunca teve uma palavra de azedume.

Nos últimos meses, tive oportunidade de visitar duas pessoas em lares diferentes. Ambos me pareceram ter boas condições. Num, encontrei uma velha na cadeira de rodas, anónima, de punhos fechados, escondida no seu mundo.
O outro, fez-me lembrar uma grande casa de familia. Com luz, barulho, gente viva. Velhos e velhas que vão ocupando os seus dias com malandrice e avé marias. Um dia de cada vez.  

Acabei por fazer este esboço na agenda.

domingo, 21 de março de 2010

Exposição "Estórias de Praia" no Porto

Trouxe ao Porto um conjunto de desenhos aguarelados e 3 trabalhos maiores em suporte de papel de jornal. No dia da inauguração, as pessoas demonstraram interesse e acharam engraçado o facto de cada desenho das "Estórias de Praia" ter uma pequena história associada.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Fim de semana no Porto














Fim de semana passado no Porto, onde expus um  conjunto de esboços com aguarelas. Pena ter chovido o tempo todo! Apesar disso foi agradável, estivemos os três juntos e vi a cidade com outro olhar que aqui fica em esboço inacabado.

domingo, 7 de março de 2010

Santa Justa e Serralves

Sábado, revisitei Serralves. Retrospectiva da Colecção da fundação, super interessante. Obras de arte para todos os gostos. Sob os mais variados formatos. Memórias da criação artística dos últimos 40 anos. Havia de tudo. Utilizavam-se como suporte: livros, discos, revistas, jornais, cartazes, postais, cartões, caixas, coisas belas pela sua diferença. Decidi fazer uns esboços de Serralves sobre esboços do Elevador de Santa Justa. Santa Justa a preto, Serralves a sépia. Confuso...

V Encontro Urban Sketchers

Utilizei o Elevador de Santa Justa como pano de fundo, sobrepondo-se aqui um candeeiro em ferro forjado. Distantes no espaço mas muito próximos entre si. Registo rápido, a fugir à chuva.